terça-feira, 3 de maio de 2011

Cannes 2011

 

festival-de-cannes-2011

Entre 11 e 22 de maio acontecerá um dos grandes ventos do cinema, talvez o maior depois do Oscar: O Festival de  Cannes. Se o Oscar é  festa que celebra Hollywood e a indústria americana em toda a sua potência, Cannes é o grande festival dos europeus e filmes autorais, como definiria nos querido Truffaut.  Nos últimos dois anos a seleção fora criticada por falta de títulos significativos sendo a praticamente desconhecida seleção do ano passado, que premiou o belíssimo e estranho Tio Boomie, mas que passou desapercebida. Esse ano pelo contrário temos uma grande quantidade de feras em campo e expectativa é ampla. Esse é um pequeno guia do esperar de Cannes:

Competição oficial – São todos os filmes que estão lá basicamente para competir pela Palma de Ouro.
- La Piel que Habito – (A pele que habito) Pedro Almodóvar (ESP). O Longa de terror do mestre espanhol é muito aguardado. Primeiro pelo reencontro Antônio Bandeiras e Almodóvar. Segundo por ser baseado em livro singular, Tarântula, cuja a história transita pela estranheza e sexualidade, temas preferidos do diretor. Terceiro por ser Almodóvar se aventurando em novo terreno cujo o resultado deverá ser no mínimo singular.
- L'apollonide (Souvenirs de la maison close) - “Memórias de um bordel” Bertrand Bonello (FRA)
-  Pater - “Velho” - d'Alain Cavalier (FRA)
- Hearat Shulayim - “Rodapé” - Joseph Cedar (ISR) – Apesar de vir de Israel, não é um filme político a princípio. é historia de rivalidade entre dois professores, pai e filho, perante os anos que se passam. Parece ter um vínculo mais emocional.
- Once upon a time in Anatolia – “Era uma vez em Anatolia” - Nuri Bilge Ceylan (Tur)
- Le gamin au vélo - “O Rapaz da Bicicleta”- Jean-Pierre et Luc Dardenne (BEL)
- Le Havre - “Aveia” - d'Aki Kaurism€ki (FIN)
- Hanezu No Tsuki - Naomi Kawase (JAP)
- Sleeping Beauty - “Bela Adormecendo” Julia Leigh (AUS). Uma universitária entrando em uma mundo erótico e sensual. Um conto d fadas revisitado na modernidade e não Garota da Capa Vermelha, tem Emily Browning (Sucker punch) mas esperamos ve-la atuando dessa vez.
- Polisse - “Pomada” - Ma¯wenn (Fra)
- A Árvore da Vida - Terrence Malick (EUA) O Thomas Pynchon do cinema americano, seu rosto é pouco conhecido e suas obras tem uma complexidade visual inigualável. Brad Pitt é um pai bruto da década de 60, Sean Penn está em crise no mundo atual, há mensagens ecológicas, muito provavelmente uma aura divina envolvendo a todos assim como no Além da Linha Vermelha, e segundo a lenda há dinossauros tb. Seria 2001 de Mallick ou a grande decepção do ano.
- La Source des femmes -  O Oráculo das Mulheres” - Radu Mihaileanu (ROM)
- Hara-kiri: Death of a Samurai – “A morte do Samurai” Takashi Miike (JAP) Esse é um dos primeiros filmes japoneses em 3d é uma história de samurais e promete ser no mínimo interessante
- Habemus Papam - Nanni Moretti (ITA) Ele já fez o mundo chorar com o Quarto do Filho, parece que vem mais light para Cannes esse ano, ou pelo menos o filme parece ser bem humorado. Um dia do papa sem ser papa pode significar muito. Não sei porque me lembra o discurso do rei. Não sei se isso é bom ou ruim.
- We need to talk about Kevin - “Precisamos falar sobre o Kelvin” Lynne Ramsay (ING). O livro é um soco no estômago e sendo um filme de estréia em Cannes podemos esperar muito da história de uma mãe tendo que lidar com um menino com distúrbios psicopatas
- Michael - Markus Schleinzer (ÁUS). Outro Primeiro filme, a história ainda é um mistério.
- This must be the place – “Deve ser este lugar” -Paolo Sorrentino (ITA)
- Melancholia - Lars Von Trier (DIN). Lars vai na linha de Tarskovsky e cria um filme de Fc para discutir questões familiares como no clássico Sacrifício. aqui Kristen Dunst entra em crise logo após o casamento enquanto um planeta chamado Melancholia entra em rota de colisão com a terra (?!)
- Drive - Nicolas Winding Refn (DIN/EUA)

Infelizmente eu não consegui informação de todos, pois muitos serão surpresa no dia. Espero um dia poder cobrir isso ao vivo, mas por enquanto vamos tentando superar as distancias físicas.

Nenhum comentário: