terça-feira, 9 de março de 2010

o Show que deveria ter sido.

Pela últimas semanas respirei prêmios: Golden Globe,Bafta,Directors guild, Actors guild,Razzies,Spirit....
Foram filmes e mais filmes que busquei avidamente no imdb, youtube,megavideo...
Conhecer, procurar, assistir. Assim passei os últimos dois meses e acabei por estar familiarizada com os concorrentes ao Oscar, principal prêmio de cinema.
Para mim o show foi curto, quase sem surpresas, curti os premios, os discursos , celebrei até. Mais um Oscar, aquele que seria totalmente diferente....igualzinho a todos os outros anos.
Eu esperava que Guerra ao Terror ganhasse pois desde o Golden Globe o filme está em foco. Mas também torcia por Avatar.
Fiquei na fila para ver Avatar num cinema lotado...Guerra ao Terror era um filminho na prateleira da locadora havia meses.

Mas para aqueles de só vêem o Oscar a situação foi um pouquinho diferente. Diante da massiva propaganda sobre mudanças,e de um filme recordista em todas as categorias de público, a audiência desse ano chegou aos 41 milhões de espectadores (foram 36 ano passado). Acredito que boa parte desse público também esperava a vitoria de Avatar.

Coloque-se na pele de um sujeito que gosta de filmes e quer acompanhar o Oscar.
Imagine que você foi ao cinema religiosamente durante o último ano, comprou revistas de cinema, viu as principais estréias, assistiu ao menos um filme por semana, a ponto de se considerar um adepto da sétima arte. Então, vêm as indicações para o Oscar e você descobre que não viu metade dos filmes, claro eles ainda não estrearam, e serão algumas semanas para conhecê-los. As semanas passam, os filmes estreiam praticamente todos juntos, em dois , três cinemas cada um . Será uma maratona conseguir ver todos. O Guerra ao Terror inclusive é lançado em pouquíssimos cinemas . Você faz malabarismo, revê a conta bancária e enfrenta as filas para poder acompanhar a premiação do Oscar devidamente informado.

Então, passado o show, você encontra aquele amigo que nunca vai ao cinema, que não liga para prêmio nehnhum, não conhece Zip de cinema e descobre que ele tem o filme ganhador do Oscar em casa, comprado na loja de departamentos na promoção de 12,99 lá pelo final do ano passado.

Agora me diga se você vai assistir o Oscar ano que vem.

Nenhum comentário: