domingo, 7 de março de 2010

Pré-Oscar

 

Daqui a algumas horas conheceremos os ganhadores do Oscar 2010, esse ano com 10 competidores a melhor filme. O que por um lado é muito bom pois a maior visibilidade aos filmes, por outro eles conseguem fazer algumas injustiças ou coisas esquisitas:

 

O que Um sonho possível está fazendo os indicados a melhor filme é um grande mistério e Invictus só emplacou ator e ator coadjuvante. Na minha opinião o filme de Clint é bem mais completo como filme do que o filme John Lee Hancock que se apóia exclusivamente na performance de Sandra Bullock, mas os americanos querem good feeling movies no momento. Então isso explica a indicação.

Nas categorias de coadjuvante, não há ninguém que bata Christoph Waltz (Bastardos) e M’onique (Preciosa), quem chega mais perto é Stanley Tucci (Um olhar do paraíso) mas acho difícil tirar o prêmio destes dois.

Na categoria de ator e atriz a coisa é mais interessante. A interpretação de Jeff Bridges é extraordinária em Coração Louco, mas Colin Firth em Direito de Amar é igualmente forte. Sandra Bullock  já está preparando o discurso, e apesar de ser sua melhor atuação, ela não é nenhum monstro a ser batido. Alias prefiro muito mais a Meryl, mas como todo mundo acha ( e deve ser) que é a única chance dela, enfim…

Assisti até o momento 9 dos 10. Falta um Homem sério. Falo com detalhes dos blocos que se formaram em minha opinião:

1 – Blocos da menções honrosas:

Um Sonho Possível -  Já salientei minha opinião. Gostei do filme mas sua presença na lista é mais política do que artística. Podíamos colocar o lugar Invictus, 500 dias com ela, Coração Louco, até O Anticristo

Up – Altas aventuras Compensando WALL-E ano passado, não é um exagero estar entre os 10 melhores filmes, contudo já vai ganhar animação é aí vai sempre ficar mais difícil para um desenho ganhar outra coisa, entretanto trilha sonora tá no papo

Preciosa – Sundance e a crítica levou o filme até aqui, mas não passa disso. Filme ótimo, poderia ter se tornado em um melodrama besta e forte mas a combinação entre o diretor e os atores foi perfeita.

Educação – Eu pessoalmente gostei muito do filme. Ao contrário das produções inglesas habituais esse filme é muito engraçado. Méritos de todos, mas principalmente de Carey Mulligan que traz uma interpretação na medida, sobre uma menina de 16 anos (detalhe ela tem 24) que se envolve com um homem mais velho que pode trazer uma vida muito mais emocionante do que a vida de estudante que ela costumava ter. ótimo mas é o mesmo caso de Preciosa.

Bloco 2, acima da média mas não é ano deles.

Distrito 9 – Já é um clássico. Revitalizou a FC. é sul-africano. É extremamente original e diferente de todos os outros filmes americanos concorrentes, exatamente por ser um estrangeiro (Sim, é um filme de produção estrangeira). A indicação já um ganho, sua violência e abordagem diferente possivelmente já o tiraria de uma lista com 5.

Amor sem Escalas – Poderia ter sido o Beleza americana do ano. Atuações ótimas, um roteiro atual e esperto fizeram o filme ser ovacionado pela crítica e creio que muito ainda consideram o melhor do ano. Contudo, o momento do cinema é retratar a guerra e os temas universais em relação a essa. Vai faturar roteiro com certeza e só.

 

Bloco 3 – A zebra!!!!!!!!!!!!!1 Que pode ganhar

Bastardos Inglórios – Quentin jogou tudo em seu filme lendário. Conquistou o mundo no meio do ano. Na minha opinião deveria ganhar, pois já é um clássico e o melhor filme do Quentin. Politicamente está quase morto no jogo como a terceira opção, ganhou o Sag, o que prova que ainda há poder. Principalmente por que nas novas regras Avatar e Guerra ao terror podem se anular e a terceira opção ter mais pontos que os dois.

 

Bloco 4 – A VERDADEIRA BRIGA

AVATAR – Outro projeto que os críticos queriam ver afundar, mas Cameron é imbatível e perfeito na concepção de suas obras. Avatar é visto como uma alegoria da Guerra do Iraque e da autodestruição que a humanidade faz. O tema é batido, simples, porém o que mais encanta é a realização do épico, a realidade dos personagens na tela e o uso revolucionário do efeito 3-D.

 

GUERRA AO TERROR – A direção está garantida na minha opinião, apesar de ter um ator com uma atuação ótima e a mão firme de Bigelow ao retratar o suor dos soldados, as moscas e o efeito constante de suspense que o filme tem desde o minuto inicial até o final que o tornam poderoso. É um exercício estético no todo, muito bem executado. Aqui no Brasil ele não tem o mesmo o apelo que nos States, isso porque a Guerra retratada é muito pessoal. Em um país que se enfia em guerras ano sim, não não, as consequências pessoais só tinham sido exploradas no Franco-Atirador como traumas, aqui ela é pela primeira vez demonstrada como droga. e um filme sobre soldados, mas tem muito subtexto político a respeito da situação atual dos Estados Unidos. Acho que ele está ligeiramente a frente nessa reta final. Avatar é torcida maior.  Mas acho também que o Bastardos pode ganhar hoje a noite.

Veremos.

Um comentário:

Matias Minduim disse...

"GUERRA AO TERROR – A direção está garantida na minha opinião,"

que ódio de você, seu mega-conhecimento cinematográfico, se seus palpites na mosca ... =p ... mentira,ódio nada, super-admiração