terça-feira, 9 de junho de 2009

Ang Lee Procurado Vivo ou Morto!


Nunca o conheci pessoalmente, mas na televisão ele parece ser menor que eu, e olha que eu sou um tampinha! Como um sujeito tão simpático e pequeno pode deixar tanta gente enfurecida? Vamos ver quem quer a cabeça de Ang Lee: O pessoal de Taiwan, que reclama até hoje que os atores de O Tigre e o Dragão não falam uma palavra com o sotaque certo, e Ridley Scott por ter tirado o Oscar pelo mesmo filme, e essa era última chance do coitado. O pessoal dos quadrinhos, mais especificamente os fãs do Gigante de Verde o querem estripado em via pública de pois de 140 minutos de filme para falar “what a fucky is that”, com o Hulk, atualmente todos os da velha guarda do Western que viram o herói machão morrer, alguns desavizados que foram ao cinema pensando “Oba Filme de caubói!” e alguns neo-nazista pelo Brokeback. A mais nova destruição do baixinho chega aos cinemas brasileiros com 2 anos de atraso por causa da censura, fez Joan Chen, atriz do filme, ser exilada da China, e fez este país pequeninho querer a cabeça de Ang Lee e tirar o filme das salas de exibição.. ah, sim ele ganhou o Leão de Prata de melhor de diretor por esse filme, mas é só um detalhe.
A história é bem simples Joan Chen interpreta uma menina que assim que saí do colegial, faz que todo chinês da década de 40 faz se junta com o amigos e saí para matar os traidores do país, lógico que ele é extremamente motivada pelo amigo bonitinho que ela está apaixonada e é uma anta. Seu plano é seduzir o oficial interpretado por um Tom Leung inspirado e matar ele na hora oportuna, lógico que tudo dá errado e ela foge, três anos depois o amigo dela reaparece a convidando para reintegrar a missão, agora com toda milícia de resistência para ajudá-la, ela como já se sentia atraída pela figura misteriosa de Tom Leung vai em frente e jogo se torna cada vez mais perigoso uma vez que ela começa a se apaixonar pelo vilão e a missão vai se tornando impossível.
Estruturalmente bem construído é uma trama ótima que mantém os dois lados da moeda irando sincronicamente o desejo amoroso da relação impossível, e o perigo de ser descoberto. Por que o filme é um escândalo então? Por que Ang Lee não dá ponto sem nó, então não estamos falando de amor simples e platônico e sim de desejo sexual fervoroso que se concretiza em três cenas que fazem os diretores da pornochanchada se encolherem na cadeira e ele ainda tem a pachorra de chegar em rede e dizer que não gosta de dirigir essas cenas, fica encabulado e nunca sabe o que fazer...SEI! E o pior é que elas tem tudo a ver com o filme, é um misto de violência e erotismo que chega a ser incomodante, e mostra toda a complexidade da relação adúltera que está na tela.
Joan Chen está ótima, e por isso ela foi deportada, ela é linda e rouba o filme, tem uma inocência que a faria passar por uma colegial normal e uma explosão nas cenas em que não suporta mais a relação que assusta, destaque para quando ela encontra o líder da resistência.
Tom Leung, é a espinha dorsal do longa, sua atuação remete o mistério que fica em nossas cabeças durante a projeção, será que ele é tão mal quanto dizem? Não há um ser humano atrás dessa frieza toda? Sua violência e os poucos momentos sentimentais garantem o bom andamento da fita, e no final vamos chegar a uma conclusão sobre este personagem e que é a última cena do filme e é por isso que Ang Lee é um ótimo diretor, alias o final não vai satisfazer a todos mas pela audácia do baixinho este não é um filme para todos e que tragam a cabeça de Ang Lee

3 comentários:

bones disse...

Esse será mais um filme que eu não pretendo ver por sua causa.
Ainda bem que eu ja vi brokeback mountain./
Será assim: cada vez que vc fizer todo esse espetáculo por um filme eu vou ficar com o pe atrás, convenhamos que vc gosta de umas coisas meio estranhas, acerta na maioria dos bons filmes, sim, mas suas análises estão me asssustando.
Vi um trailer dese aí, não me comoveu, então, vamos deixar pra lá.... ´

Matias Minduim disse...

Vi o filme
Gostei

Li sua critica
Gostei também
Estou Rindo litros

Rafael Menezes disse...

Aé! Espero que não tenha só rido.