sábado, 30 de maio de 2009

TOP 10 LITERATURA INFANTIL










A literatura Infantil evoluiu em quantidade e qualidade a cada ano. Qualquer editora que se considere grande tem meia dúzia de títulos infantis em seu catálogo. Faço feira de livros há 3 anos e meio, quase na sua maioria de livros infantis e estava percebendo que meu blog estava excluindo da sua crítica esse segmento. Pois em, vamos fazer justiça dando um top 10 para os títulos infantis mais significativos na minha opinião. Não há nenhuma ordem específica, gosto de todos os livros e poderia fazer um top 100 com a maior facilidade, contudo eu quero segmentar aquilo que me toca de verdade, e sendo que este é top 10 meu, vai ter 11 títulos:

Homem que amava Caixas, Brinque-book
Havia um menino que amava o pai, mais do que tudo, ficava com ele, brincava com ele, sentava-se ao seu lado, contudo o pai só amava caixas. Sse menino vai ficar desiludido, contudo o pai vai conseguir demonstrar como o ama.


Menino monossilábico, A girafinha
Era uma vez um menino que só falava monossílabos: Sim, Não! Até que um dia apareceu um bebê que não parava de falar, e era sua irmãzinha. Descobriu que o menino era assim porque não tinha ninguém para falra com ele. P.S. O menino monossilábico é o meu irmão.

Quando mamãe virou um monstro, Brinque-book
As crianças aprontam demais nesse livro e mamãe começa a lentamente ficar verde, criar trombas, soltar fogo, criar um terceiro olho, até por fim virar um monstro e aí saí da frente!!!! Incrivelmente, são as mães que adoram esse livro.

Halibut Jackson, Martins Fontes
Talvez o mais estranho da seleção, para mim é um clássico. Halibut Jackson tem muitas roupas sempre usa uma que se misture com o lugar em que ele está, para que ninguém o veja, até que um dia ele erra a roupa e todo mundo nota nele. Halibut Jackson cest mói!

Flicts, Melhoramentos
Ziraldo é o melhor autor infantil brasileiro para mim. Nesta fábula ele inventa uma cor chamada Flicts, ela não utilizada em nenhum lugar e as demais cores zombam dela, sua história e triste e alegórica até ela se tornar maior que todas as outras, na formada Lua.


Fico a Espera, Cosac&Naify
Pequeno livro que se constitui basicamente com a seguinte frase Fico a espera de..., e traça por meio de sua lírica um panorama sobre a vida do personagem desde o nascimento até a velhice. É lindo, quase um poema em prosa. Divertido, inteligente e emocionante.

Jujubalândia, Brinque-book
Eu não me daria bem nessa terra mas é divertido imaginar que ela exista: Em Jujubalândia,a terra dos doces, Sonho nosso herói vai se unir com seus amigos, Brigadeiro, Maria-mole entre outros para salvar os vovôs da bruxa Anoréxica. Mais original impossível.

Belinda, a bailarina, Ática
Adoro livros sobre diferenças, esse no caso é uma homenagem a uma bailarina cega. Belinda é uma bailarina que tem pé muito grande e todos dizem que ela não pode dançar balé. A partir daí ela vai demonstrar que com a força de vontade tudo pode se realizar.

Mania de explicação, Salamandra
Uma menina pergunta de tudo e a graça do livro está nas explicações divertidas e poética que Adriana Falcão dá a coisas cotidianas e sempre difíceis de se definir.

Você Troca?, Moderna
Você troca um tutu de feijão, por tatu de calção? Essa w outras engraçadas brincadeiras com palavras estão nesse livro que todas as crianças e adultos adoram!


Da pequena toupeira que queria saber quem fez cocô na sua cabeça, Cia das Letras
A coitada do título recebeu recebeu bem no meio de sua nuca um excremento fresquinho. Sua saga para procurar o culpado é hilariante e as múltiplas formas de cocôs que encontra pelo caminho fazem deste livro preferido das crianças, em especial dos meninos que gostam de coisas nojentas.

Meu amigo Jim, Cosac&Naify
Um passarinho encontra outro chamado Jim, aí ele se mudapara a ilha de Jim, começa a viver com ele e passa a vida na companhia deste amigo, apesar das demais pessoas desaprovarem esse amizade. É um livro sobre o preconceito e sobre a homossexualidade, um dos mais inovadores que já li.

Agora não, Bernardo, Martins Fontes
Bernardo tem uma pergunta, mas ninguém quer responder pois estão ocupados. Até que ele encontra um monstro que dar atenção para Bernardo devorando-o, ele começa a viver a vida de Bernardo e ninguém nota que o filho se tornou um monstro. Engraçado e sombrio, para o público adulto tem a mensagem de que se você não der atenção para seu filho ele pode virar um monstro.

Casa Sonolenta, Ática
Havia uma casa em que todos dormiam, desde a avó até o gatinho, ela era uma casa que vivia na noite, até que um acidente mostra uma nova face dessa casa

Mundinho, DCL
Já é um livro antigo de letra bastão, mas é um livro lindo. O Mundinho vivia num espaço enorme até que personagens pequenos vem habitá-lo, ele fica feliz pois estava sozinho, mas começa ficar triste pois ele começa a ser destruído até que alguém tem a idéia de que precisa salvar o Mundinho.

Árvore Generosa, Cosac&Naify
Nesse conto um menino ama a árvore até começa a crescer, a partir daí ele começa a pedir coisas a árvore até dela não restar um toco e ele não ser um senhor. A árvore nunca se recusa a dar nada para o menino, pois ela o ama mais que tudo. Uma alegoria da mãe, ou da vida, é sempre emocionante.

Pote Vazio, Martins Fontes
Era uma vez um reino em que o imperador deu um pote para cada criança do reino, quem conseguisse em uma ano de cuidados criar a planta mais bonita Iria ser o sucessor dsete reino. O drama é que o personagem não consegue criar o livro inteiro um planta e vai ocm um pote vazio no dia da escolha, e enquanto os outros tinham flores maravilhosas ele herdou o reino, pois o rei tinha dados potes vazios para todos.

Ok! Foram 17, mas eu tentei.

Um comentário:

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Faz tempo que não vejo um livro infantil, pois na minha casa não há mais crianças em idade escolar. Mas quando eu era pequeno meus pais incentivavam muito a leitura. Apesar de não conhecer estes títulos que vc citou, achei o Top 17 muito bacana, pelo menos a sinopse me chamou atenção.


Abraço