quarta-feira, 20 de maio de 2009

2 ANOS: ESCREVER É PRECISO



Hoje faz dois anos que criei essa loucura. Gosto de pensar que é uma loucura, pois tento escrever coisas que tem relevância para mim e divulgar para todos que me leem, espero que sejam relevantes para estes também, mas o principal motivo dessa comemoração é a história que esse blog tem, caso olhem para o histórico verão que há uma discrepância gigantesca entre as publicações, principalmente se forem ver as que são de minha autoria. 2007: 7 artigos (3 minhas, 3 da bones e 1 bellawere) . 2008: 22 artigos (13 da bones e 9 minhas) e em 2009 até o momento 32 artigos e contando, não sei até quando meu fôlego continuara mas como é bom escrever algo por que você gosta e por que, ainda que haja alguma utopia envolvida, talvez suas ideias sejam partilhadas e discutidas.
Isso, meus amigos, porque queremos que certas pessoas leiam, por que quando partilhamos as coisas estamos mais próximos uns dos outros. Em uma aula na faculdade discutíamos como a Internet destrói o processo de pesquisa escolar, como as pessoas desaprendem a escrever pois nem leem o que colocam na rede, e como as pessoas não se socializam mais, só ficam conversando via msn, etc... ou seja todas as lendas que ouvimos de sabedoria popular, e ,ainda que haja certa verdade nas informações acima, elas só o são pelo mau uso que se faz de um objeto, pois todo o objeto deste mundo pode ter um uso bom ou um uso ruim, não se deve levar todo um sistema por meio de lendas urbanas que se propagam pelo misticismo que elas podem esconder. As mesmas afirmações podem ser vistas pela ótica que a quantidade de informação é ampla e rica na internet, assim com as desinformações, que as pessoas se socializam até com pessoas de outros países nos dias atuais, sem sair de casa, e que as pessoas tem que ser ensinadas a corrigir seu próprio texto, seja na internet. Eu mesmo ainda encontro erros nos meus textos que estão sempre em reconstrução, creio que quem vem acompanhando essa insanidade percebe que escrevo melhor agora do que nas primeiras postagens, isso por que este ano eu tive uma epifânia e percebi que Escrever é preciso, Escrever é possível.
Só por meio da escrita é que propagamos nosso ideais, e até o questionamos se o que escrevemos é relevante sim ou não, ainda olho para o texto Wolverine achando que podia criticar mais, a re-escrita é parte da escrita e muitas vezes não tingimos aquele ponto de intersecção entre o sentido interno e aquilo que regurgitamos no papel, escrever é dar uma forma a um bloco de concreto, você trabalha até não conseguir mais olhar para aquilo e só depois que você tem noção da forma e se pergunta, é isso?. Se não é você volta a prancha do projeto verifica o que errou, apaga reescreve, muda uma palavra ou uma sentença inteira, não falo da escrita que simbolicamente “é dar asas a imaginação”, “libertar a alma”, que são eufemismos do trabalho cansativo e doloroso de se fazer entender, de escrever algo que seja relevante em seus termos essenciais.
Eu convido a quem partilhe dessa opinião a escrever, cada vez mais e sempre, pois ESCREVER É PRECISO. Quem quiser pode pegar essa imagem e divulgar, como a nova moda de selos que anda impregnando os blogs desde mundo querido. Mas no todo que levante a bandeira. Não tento motivar ninguém, somente partilhar minha revelação esperando humildemente que faça as pessoas escreverem... qualquer coisa, um hai-kai a uma tese de mestrado.
O próximo texto eu prometo que será a resenha do Anjos e Demônios, mas eu não preciso sempre escrever coisas sérias. Hoje é um dia de comemoração muito pessoal. Parabéns para o Blog. ViVA!

Um comentário:

bones disse...

Feliz Aniversário.
Concordo que escrever é preciso.
Concordo que vc está escrevendo cada dia melhor.
Que seu blog ´perdure por décadas.