quarta-feira, 6 de maio de 2009

Entre o sono e vigília

Há um filme do qual eu gosto muito desde que eu vi pela a primeira vez e desde então eu vejo sempre que posso, o motivo é de difícil explicação, ou tem várias explicações assim como o próprio filme se estrutura. As opiniões variam bastante, Ana do Bones achou que era um filme chato na qual a personagem era uma safada como todas as outras (?!), Matias achou ele simples, mas passou por cima de todas as sutilezas do filme, o que não significa que ele não entendeu, ele simplesmente ignorou as dificuldades o que é aceitável, Nicole achou uma viagem, Vanessa também apesar de dizer que precisa assistir outra vez por não ter entendido tudo, Kalebe até onde eu lembra não gosta do filme. O Nome da Rosa é Cidade dos Sonhos (2001).
Eu vou tentar fazer uma coisa impossível, e de quebra um crime com as belas artes, tentando explicar o filme e resumi-lo, na tentativa de elucidar o mistério em torno do multiplo recebimento que esta obra-prima (por que é para mim uma obra-prima) tem de sua audiência. Partindo desta premissa vamos a algumas premissas básicas: o diretor deste filme é David Lynch, que é um dos caras mais estranhos do planeta, seus filmes são carregados de surrealismo e o que complica a história de Mulholland Dr é fato de ser um filme esquisito , mas plausível durante 4/5 de projeção e mudar tudo em 1/5 final, quando digo tudo refiro-me a personagens, história, enredo (ou não).
Se você nunca viu o filme e não goste que estraguem a surpresa PARA DE LER AGORA! Se j´viu e ficou na dúvida se era isso mesmo aí vamos a minha tentativa de resumir o máximo que consigo o filme:
1° parte – Pessoas dançando ao som de discoteca. Uma câmera se dirige a um travesseiro vinho. Créditos. Um carro se dirige pela estrada. Jovem morena (Laura Harring) parece estar sendo leva por gangsters. Eles ameaçam ela para sair do carro. Um outro carro com jovens acerta o carro da protagonista. Ela saí cambaleando do carro e se dirige a cidade. Dorme em um gramado e entra em uma casa, durante essa travessia toda vez que ela descansa o filme corta para os seguintes flashes (homem estranho conta um sonho em restaurante Winkles, onde termina com um monstro do lado de fora do prédio, um assassino estabanado está procurando uma mulher morena, um casal de idosos chegam com uma jovem a Los Angeles). A jovem do flash é Beth (Naomi Watts) que é a jovem-mais-bondosa-de-toda-a-face-da-terra, vem para Los Angeles querendo ser atriz como a tida. Vai a casa da tia e encontra a Morena no chuveiro, acha que é amiga da tia e a deixa fica. A protagonista não lembra quem é, inventa um nome: Rita – Subtrama: O diretor de um filme é coagido a colocar em seu filme uma atriz, Camila Rhodes, que é protegida da máfia ao se recusar descobre a mulher o traí e que de repente ficou duro, o assassino continua nas ruas. Beth descobre que Rita é uma invasora, mas ela é a jovem-mais-bondosa-de-toda-a-face-da-terra, resolve ajudá-la descobrem que ela foi vítima de um acidente em Mulholland Drive, a estrada que dá nome ao filme.Descobrem uma bolsa com Rita cheia de dinheiro e uma chave, Rita lembra de mais um detalhe do passado um nome: Diane. Subtrama: O diretor é convencido por um cowboy a entrar no jogo de Hollywood. Beth vai fazer um teste muito estranho conhece o diretor da subtrama, ele seleciona Camila Rhodes, apesar de se sentir atraído pela imagem de Beth. As duas protagonista cada vez mais amigas resolvem procurar Diane, apesar do perigo da máfia esta espreitando (ou não), eles entram na casa dela e descobrem um corpo com a cabeça estourada. Rita com medo começa a usar peruca, e pensa em fugir. As duas vão para cama juntas e Beth descobre que está louca por Rita. Ita acorda em meio a noite falando espanhol. As duas vão a um clube em que nada é verdadeiro, tudo é imitação ou gravação, escutam llorando o que traz emoções profundas em Beth, e descobrem uma caixa azul na bolsa de Beth. Voltam pra casa, Beth some e Rita abre a caixinha a câmera vai para dentro desta que cai no chão para desaparecer com Rita.
2° parte – Diane (Naomi Watts) levanta de seu repouso, chorando e depressiva vê uma chave azul na mesa de centro, faz café e quando volta Camila Rhodes (Laura Harring) está deitada nua no sofá, a chave não está mais na mesa. Ela fazer sexo mas Camila não quer (Todas as passagens nessa arte são abruptas e rápidas). Camila discute com ela. Camila está discutindo a porta de aine. Diane sente ciúmes no cenário do filme do diretor. Diane é chamada para ir a Mulholland Dr. Lá Camila espera por ela e elas entram floresta. Uma festa (o cowboy está lá, e a primeira atriz que faz Camila também) em que Daine conta que ganhou um concurso de dança e tentou ir para Hollywood para ser atriz mas só conseguiu papéis pequenos por causa de Camila. Camila anuncia noivado com o diretor. Diane está no Winkles, paga o assassino para eliminar Camila, ele diz que quando acabar vai encontrar a chave azul. A chave azul está na mesa do centro. Diane mais depressiva. O monstro deixa cair a caixa azul. Criaturas saem dela, são os idosos. Diane grita. Os idoso entram na casa dela pelas frestas da casa. Cena de terror, eles avançam nela. Diane desesperada pega uma arama e acerta a própria a cabeça. Tudo vira fumaça. Moça do clube fala “Silentio”. O filme acaba.
Há 3 interpretações possíveis: a mais tradicional, o contraponto desta, e a minha.
1° interpretação – Os primeiros 4/5 do filme são o sonho distorcido de Diane depressiva de uma juventude em que ela era cheia de sonhos, sua paixão por Rita/Camila e uma possível conspiração que acabou com sua carreira, sendo assim o sonho é a primeira parte e a realidade a segunda. Plausível, mas do jeito que é filmado a segunda parte é que parece ser o sonho com os cortes abruptos e condensação máxima da história.
2° interpretação – Os primeiros 4/5 da história estão acontecendo com uma Camila amnética e seu caminho para encontrar a cainha azul é simbólico para que ela entenda o que aconteceu, assim a caixinha é a representação do conhecimento a ser adquirido por ela de quem é e do porque isso aconteceu com ela. O que também não pressupõem que Beth exista. Não resolve muita coisa.
3° interpretação – a minha – NÃO INTERESSA! Como uma pintura surrealista, ou poema, tentar achar o rela dentro do filme é ilusório. É um sonho coletiva. Para mim as duas partes são sonhos. Todos que assistiram tem uma noção da história principal, mesmo passando por cima de todos os problemas que Lynch coloca (Matias não notou que Beth e Daine sã a mesma atriz, isso facilitou para ele, pois o grande problema Naomi Watts fazer dois personagens, isso é o que confunde pois implica que são a mesma pessoa e vira tudo de ponta cabeça, tempo-espaço-história), ou seja o diretor consegue fragmentar a historiar em subhistórias e sonhos dentro de sonhos para construir ainda sim um caminho narrativo que é perceptível.
Para terminar meu crime contra o filme eu vou esboçara ele como filme real e não como a mais perfeita composição surrealista dentro da sétima arte:
Rita/Diane chega em L.A para ser atriz, depois de muito tentar perde o papel principal para Camila (que pode ter outras influências) acaba se apaixonando e tendo um caso com ela, mas ela vira uma grande atriz (ou seja vida normal), descarta diane/beth para casar e seguir a carreira apesar de amá-la. Diane contrata alguém para matá-la e no auge da depressão e culpa se mata. Enquanto isso Camil/Rita pode ter sobrevivido (ou não) e procura uma solução para sua amnésia que pode incluir um Beth/Diane imaginária.
Sim, é um crime. Não vamos entrar em uma discussão mais aprofundada vide que essa é minha matéria mais longa, nem apontar como ele é uma crítica de Hollywood, e do começo-meio-e-fim. Mas só queria demonstrar o principal motivo de minha admiração pelo filme.
Silentio

Um comentário:

bones disse...

já deixou claro que vc AMA esse filme, tbm j´assistiu o q ? dez vezes? Deu pra perceber que a mesma atris tem dois personagens assim como os velhinhos representam um futuro que ela teme, não discuto que o filme seja intrigante. (você vai amar twin peaks).
No momento gostaria mais se fosse um episodio de lei e ordem daqueles em que o Bobby (vincent d'onofrio)explica o crime, céus, não faz mais isso não.