sábado, 2 de maio de 2009

X-MEN ORIGEM: WOLVERINE





A temporada de blockbusters começou. e se ano passado ela foi aberta pelo Homem-de-ferro, uma agradável surpresa para todos os afixionados por quadrinhos, esse ano ela começa com Wolverine tendo seu misterioso passado revelado. Se o Tony Stark é unanimidade de 9 entre 10 nerds, o filme de Gavin Hood vai dividir opiniões de todo amante de cinema e quadrinhos no mundo. Isso por que a cine-série dos X-men, têm diversos tipos de fãs: Temos os fãs dos X-men das telas e os fãs de filmes de ação que vão gostar do filme, principalmente porque resgata a história que poderia ter se perdido no Confronto Final, temos as fãs dede Hugh Jackman que... não precisam necessariamente gostar da história, e temos os fãs hard core do quadrinho, como este que vos fala, que vão ver os mesmo defeitos e acertos da cine-série novamente, ainda que fiquem satisfeito com o resultado, ainda haverá aquela sensação de que poderíamos ter um filme melhor.
Meu ranking das adaptações das adaptações mutantes em outra mídia está assim;
1° - X2; The animated series
2° - X-men – o filme; Wolverine
3° - Todos os outros desenhos chatos .
5° - O confronto final.
Separando o crítico cinema do fã, o terceiro filme é fraco de história, com direção confusa, visualmente feio e sem ritmo, acrescentando o fã, é uma história estranhíssima, em que matam metade dos personagens e tiram os poderes da Vampira! (nota 6) A cine-série, ainda que rentável, parecia ter morrido, quando assisti o trailer do filme em questão imaginei um último caça-níquels para enterrar de vez, fico surpreso que seja um filme bem mais redondo do que os que foram apresentados até então e com a possibilidade de um reboot. O culpado, é o mesmo que atraiu o diretor sul-africano Gavin Hood: O roteiro.
A história acompanha a trajetória de James Howlet, vulgo Logan (um motivo que ficou inexplicável, mas vamos relevar) partindo da premissa do quadrinho Origem, mas só partindo, veremos que a história se passa em um presente bem real, e é o embate deste personagem entre sua personalidade violenta e o relacionamento com o irmão Victor Creed, o Dentes-de-Sabre. Eles passam por todas as guerras americanas durante os letreiros, acabam se juntando a uma equipe do governo chefiada por William Stryke, que tem dentre outros desconhecidos o Wade Wilson, e o Blob. A crescente brutalidade de Creed o faz se afastar, assim como a equipe isso é a premissa inicial, 6 anos vários eventos ocorrem para fazer Logan concordar colocar o adamantium no corpo, incluindo o assassinato de vários membros da equipe por Victor e a morte da namorada de Wolvie. Lógico que tudo caminhara para expor Striker como um grande vilão, sendo o Dentes-de-Sabre seu cãozinho, mas o filme guarda algumas surpresas para seu final que logicamente não serão expostas aqui, incluindo a participação inteligente de Scott Summers e Emma Frost n trama. Outro destaque é que o filme se passa possivelmente 10 ou 15 anos antes do primeiro e não na década de 60, 70 como era imaginado o que faz com que a existência de personagens como a Rainha Branca, Gambit não prejudique o universo dos x-men.
Outro ponto forte são os coadjuvantes do filme: Liev Schneider dá um show com seus Dentes de Sabre, muuuuuuuuuuuuito que aquele desconhecido, que eu não vou nem procurar o nome para citar, no primeiro filme, o que infelizmente traz uma falha, uma vez que a falta de personalidade e intimidade no confronto com o Wolvie vai ficar sem sentido! O Gambit tem pouco tempo na tela, mas É o Gambit. O destaque fica também pela curta, porém quase um encarnação do falastrão Wade Wilson, que é Deadpool dos quadrinhos, porém é o calcanhar de Aquiles do filme como fã.
O cinéfilo que não lê x-men, o cara que gosta de filme de ação, as fãs de Hugh Jackman, quem só conhece a cine-série não vai notar, mas para um fã de certo personagem não gosta de ver um personagem ser estragado em sua transposição. O Deadpool do Ryan começa ótimo mas é completamente destruído, em uma função puramente lógica, mas é mais um personagem ótimo do universo de x-men que é morto, perde os poderes ou é muito mal aproveitado que vai as telas, se é para fazer isso crie um só para o filme! Não vou entrar em maiores detalhes ou eu vou dar o spoiler de todo o filme.
Fã de quadrinho à parte, o filme é bom para se ver no cinema e vale seu ingresso, apesar de viver criticando a cine-série por essas gafes, ainda sou um dos primeiros na fila do cinema e esse filme já um pequeno gancho para First class, próximo projeto que vai mostrar os primeiros dias de Jean, Scott e Ororo.
Nota: 8

Nenhum comentário: