segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

24 – Tropa de Elite

 

tropa_de_elite Brasil, 2007. Direção: José Padilha. Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Milhem Cortez, Caio Junqueira e Fernanda Machado.

 

Quem já foi assistir a continuação deste lime bombástico já percebeu que ela mantém o mesmo nível e para alguns é até superior em termos de complexidade, entretanto isso só é possível porque o primeiro filme já se tornou um clássico de cinematografia brasileira, e um fenômeno pop maior que Cidade de Deus (2002). Este fora um marco nesse século também ao mostrar um estilo de direção totalmente inovador aos padrões de nosso cinema, que sempre tentou se equiparar ao cinema europeu, mostrando uma montagem rápida e eletrizante muito mais próxima de uma filme de ação. Tropa de Elite é a continuação desse pensamento estético e sua mensagem doeu mais do que a vida violenta e movimentada de Cidade de Deus.

Desde a primeira que vi o filme em 2007  tenho a impressão de ser a “homenagem” tupiniquim a um clássico de Kubrick, Nascido para Matar (1987). Ambos são divididos em três partes, ambos tem uma parte só dedicada ao treinamento de soldados, ambos tem nas entrelinhas uma crítica aos sistemas de proteção e a cena final de ambos os filmes são muito parecidas ao colocar uma pessoa prestes a ser executada e o espectador como cúmplice, voyeur e vítima.

A história se centra na procura do lendário capitão Nascimento por um substituto ao comando do Bope. A primeira parte do filme mostra os dois futuros candidatos ainda na polícia do Rio de Janeiro, aqui, em off, ele mostra todo o esquema de corrupção da policia e como isso alimenta o tráfico, que se centra no playboy da classe alta que alimenta os caixas do tráfico. Na segunda vem o treinamento, mas as coisas não vão muito bem então na terceira o Bope entra na favela e impõem a lei em busca do baiano, em atitudes extremamente autoritárias.

Tachado como fascista por uns, odiado por uns, por fazer uma ligação das redes de tráficos com a classe alta do rio e do Brasil inteiro e superestimado por muitos. Tropa de Elite não foi só um dos mais vistos, tanto no cinema como na internet, não só ganhou o Urso de Ouro, como fez uma das grandes discussões em t orno de seu mérito cinematográfico. Em todo caso ninguém nem pensa em discutir  a atuação de Wagner Moura como capitão nascimento.

Nenhum comentário: