domingo, 12 de dezembro de 2010

25 – Adaptação (2002) – Spike Jonze – EUA

 

adaptation Elenco: Nicholas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Tilda Swinton e Brian Cox

A comparação pode parecer estranha a princípio, mas em termos de metalinguagem nenhum filme chegou tão perto de 8 1/2 quanto essa obra-prima de Spike Jonze, juntamente com o insano Charlie Kaufman. A trama… bem… aí começa o grande problema da resenha e grande genialidade do filme. Em termos claros fala sobre dois escritores gêmeos, Charlie e Donald Kaufman, que precisam escrever um roteiro baseado em um best-seller de Susan Orlean (Meryl Streep), que retrata a vida de um excêntrico plantador de orquídeas (Chris Cooper). Resumidamente essa é a história de Adaptação, mas é uma depreciação das nuances do filme. Na verdade o filme, a lá Seinfeld, um filme sobre nada.

O ritmo é bem lento e contemplativo sobre a arte de escrever roteiros, enquanto vemos em dois planos as pesquisas de Susan sobre o personagem de Chris Cooper atrás de um orquídea rara, o personagem de Charlie Kaufman sofre para escrever o roteiro pois está com um bloqueio e em crise com a vida, principalmente a amorosa, as reflexões em off do personagem de Nicholas Cage são com certeza parte mais engraçada, e o irmão gêmeo de Charlie, Donald também interpretado por Nicholas Cage, dá um toque de sátira a trama, primeiro porque Charlie Kaufman real não tem irmão gêmeo, segundo porque Donald não está nem aí para escrever o roteiro  quer mais aproveitar a vida. Detalhe curioso é que essa é, creio eu, a melhor interpretação da carreira de Nicholas Cage se dividindo em dois personagens distintos e engraçadíssimos.

Agora, a grande genialidade do filme começa em seu terço final em que todo aquela divagação sobre como começar o roteiro e o bloqueio se tornam o filme que vemos, e aí as insanidades de Kaufman tornam o filme deliciosamente rápido e imprevisível, tendo como ápice uma Meryl Streep chapada de maconha correndo para matar os dois roteiristas-heróis. Curioso. Assista Adaptação! Devo dizer que a primeira vez que assisti quase desisti no começo, mas esse é um raros casos que o final do filme realmente justifica e intensifica a visão geral do filme.

Cena: Charlie Kaufman, está meio a contra gosto em curso de cinema para conseguir desbloquear sua mente, a partir daí a narração em off acaba e o filme toma outro ritmo. Genial

Nenhum comentário: