quinta-feira, 24 de junho de 2010

KICK-ASS

 

KickAssPoster O cinema é fantástico! É  ótimo conhecer filmes que nos inspiram a dizer tal coisa, e ontem fui assistir mais um filme que possivelmente não será descoberto no cinema, que vai se tornar e que muito crítico de cinema vai torcer o nariz, também. Kick-ass é maior zoação com o universo do super.-heróis desde que a explosão de adaptações começou alguns anos atrás e se temos filmes que fundaram a fórmula (X-MEN, HOMEM DE FERRO)0 outros que a subverteram (Cavaleiro das Trevas, Watchmen) experimentos estéticos (SIN CITY) e fracassos colossais (não precisa mencionar né), temos agora também um filme que fica na metalinguagem do gênero. A premissa é bem simples: NO mundo não existem super-heróis certo? Mas tem muitos idiotas? Então como nenhum idiota nunca tentou ser um super-herói? Nosso “herói” vai tentar fazer essa experiência e se tornar um herói de verdade no nosso mundo de verdade para ver o que acontece.

Um parêntese necessário, Kick-Ass é uma adaptação fidelíssima de um quadrinho real idealizada pelo Midas dos quadrinhos Mark Millar, então história maravilhosamente cínica que vemos na tela é produto da mente desse infeliz.

David como é um jovem que não está nem entre os bonitões ou entre os cdf’s é simplesmente um zero a esquerda e imperceptível. Um belo dia ele resolve se tornar um super-herói e compram a ridícula roupa de mergulho, como seria qualquer roupa de super-herói se fossem traduzidos ao pé da letra pelo cinema e sai em combate ao crime. Ele quase morre! Enquanto isso um pai e sua filha passam as noites em atividades divertidas se preparando para ser super-heróis também, mas um tipo mais profissional que não deixa ninguém vivo.

David poderia ter colocado alguma sanidade na cabeça, mas resolve sair como Kick Ass novamente na roupa de mergulho e dessa vez ele consegue se sair bem e, a grande sacada é que ele é filmado e se torna o vídeo mais assistido no Youtube ganhando fama rapidamente. A partir daí o roteiro vai se tornar cada vez mais original juntando Kick Ass, na velha passagem da adolescência, um mafioso que será o grande vilão da história e os personagens d pai e da filha, que também se fantasiam de Big Daddy (o pai, interpretado por Nicholas Cage), uma espécie de Batman, e a Hit Girl (a filha, interpretada por Chloe Möretz) que tem 12 anos e é maior máquina de extermínio que o cinema já apresentou.

O filme tem vários pontos positivos mas eu vou salientar dois. 1º A direção da historia oscila entre pontos extremos com muita segurança, pois quem viu o trailer acha que é uma comédia, e tem muito humor negro, tiração de sarro e autorefência na história, ao mesmo tempo é um filme extremamente violento, não uma violência de deboche mas uma violência realística, e ainda tem cenas de drama realmente tocantes. São pontos extremos todos convergindo de maneira brilhante dentro da mesma história que é a base dessa experiência.

O segundo ponto que merece ainda mais destaque é a atriz Chlöe Moretz que rouba o filme para ela. A personagem da Hit Girl, tem 12 anos, fala palavrões de calibre (- Sim o prefeito tem um sinal luminoso no céu para nós. Ele tem a forma de um cacete gigante); mata violentamente pelo menos uns 40 atores,  é muito carismática e ela consegue não ser uma caricatura. A melhor personagem e atriz do longa.

por ser totalmente amoral, faz até sentido que ele não tenha feito sucesso no circuito comercial, mas com certeza tem uma vida longa sendo descoberto por “acidente”. Se você ainda tem tempo vá ver antes que saia de cartaz.

Nenhum comentário: