sábado, 12 de março de 2011

Metempsicose de Ouro 2011

 

Entrando na brincadeira de premiações, que acabaram. Eu fiz a minha própria premiação. Logicamente todo o cinema mundial vai vibrar com a primeira edição deste prêmio virtual. O critério é tudo que estreou oficialmente e extra-oficialmente  em nossa terinha e eu consegui ver. :)

Não haverá vencedor, apesar que se você quiser votar nos seus favoritos é sempre bem aceito.

MELHOR FILME.

 BRAVURACISNE NEGROA_Fita_BrancaINVERNO DA ALMAKick-Ass_-_Quebrando_TudoNAO ME ABANDONE JAMAISORIGEMREDE SOCIALTOYtropadeelite2_3

Bravura Indômita, ressuscitando o western; Cisne Negro,  o terror psicológico mais falado dos últimos anos; A Fita Branca, o único europeu infelizmente e só porque foi lançado aqui em 2010; Inverno da Alma, o lado negro do Sonho Americano; Kick-Ass: Quebrando Tudo, uma sátira a lá Quentin Tarantino dos filmes de Super-herói; Não me Abandone Jamais, um filme esquisito, emocionante e bem peculiar, A Origem, o quebra-cabeça de Nolan é menos complexo do que a fama mas igualmente fascinante; A Rede Social, tirar o chapéu porque o filme é o retrato da geração 2000; Toy Story 3, consegue ser melhor que os antecessores e dá uma conclusão linda a história; Tropa de Elite 2, e não é que conseguiu fazer melhor!

DIRETOR

1-Apichatpong-Weerasethakul1-CHIRS NOLANdarren_aronofskydavid fincher1-edgar-wright1-ESMIR FILHOjoel ethan1-MATTHEW VAUGHAN1-MICHAEL HANEKE1-RODRIGO CORTES 

Pode se ver que há 10 diretores também, mas apesar de amar Truffaut, eu não concordo com a teoria da autoria. Muitas vezes um diretor faz um trabalho autoral notável que gera um filme notável somente pela estilística. Apichatpong Weerasethakul (Tio Boomie) faz isso em filme estranho mas hipnotizante; Christopher Nolan (A Origem), que aqui é reconhecido; Daren Aronosvsky (Cisne Negro); David Fincher (A rede social); Edgar Wright (Scott Pilgrim contra o mundo) que criou um mundo psicodélico e extremamente rápido; Esmir Filho (Famosos e os Duendes da Morte), uma revelação da qual podemos esperar muitas coisas; Joel e Ethan Cohen (Bravura Indômita); Matthew Vaughan (Kick Ass); Michael Haneke (A Fita Branca); Rodrigo Cortês (Enterrado Vivo) que consegue fazer um filme de 100 minutos em um caixão.

ATOR

colinfirthjamesfrancojavier bardem jeff bridges true gritjesse eisenberg2-WAGNER MOURA

Colin Firth (O Discurso do Rei) que sustenta o filme em uma atuação poderosa; James Franco (127 Horas) mesma coisa só que aqui é realmente sozinho; Javier Barden (Biutiful) e você já começa a notar que filme de ator não entra em melhor filme comigo; Jeff Bridges (Bravura Indômita), e no final do filme você quer um tapa-olho, um chapéu e uma colt; Jesse Eisenberg (A Rede Social) falando sem para as 200 páginas do roteiro de Sorkin em duas horas; Wagner Moura (Tropa Elite 2) já emblemático e conseguindo surpreender.

ATRIZ

AnnetteBening_KidsAreAllRight3-EMMA STONEhaileen jennifer lawrencenatalie portman 3-NOOMI

Annete Benning (Minhas Mães e Meu Pai) em uma atuação cheia de sutilezas como só ela consegue fazer; Emma Stone (A mentira) na melhor comédia do ano à la John Hughes; Hailee Steinfeld (Bravura Indômita) que é a atriz principal for god sake; Jennifer Lawrence (Inverno da Alma) num papel de tensão incrível; Natalie Portman (Cisne Negro) no papel de uma bailarina um pouco atormentada; Noomi Rapace (Homens que não amavam as Mulheres) totalmente apaixonante (?) como Lisbeth Salander.

ATOR COADJUVANTE

4-ANDRE GARFIELDChristian-Bale-The-Fighter-16-1-11-kcgeoffrey rush JohnHawkes_WintersBone_TalkingOscar4--KIERAINCEPTION

Andrew Garfield (A Rede Social) tão bom quanto Jesse; Christian Bale (O Vencedor) com seus 20 quilos a menos; Geoffrey Rush (O Discurso do Rei), essencial para a trama; John Hawkes (Inverno da Alma) de aterrorizante a anti-herói no filme em destaque; Kiera Culkin (Scott Pilgrim) mesmo com todo mundo atuando bem rouba a cena a todo momento; Tom Hardy (A Origem) que assim como Kiera tem um personagem que é fantástico. 

ATRIZ COADJUVANTE

helena bohan carter5-DALE DICKEY5-JULIE FERRIER5-KEIRA KNIGHTLEY5-BLAKE LIVELY5-CHLOE MORETZ  

Helena Boham-Carter (O discurso do rei), em um papel bem incomum na carreira. Dale Dickey (Inverno da Alma), poucas e uma maldade incrível, deixa a Melissa Leo e a Jacki Weaver a ver navios. Julie Ferrier (Mic-Macs: Um plano Complicado), ela é contorcionista e responsável pelas cenas mais comédia dos anos 30 do filme. Keira Knightley (Não Me abandone Jamais) irreconhecível e tem um papel muito complicado no filme que ainda vai estrear “oficialmente” aqui. Blake Lively (Atração Perigosa), o filme de Ben Affleck é uma surpresa em si, mas a atuação do Gossip Girl é a maior surpresa. Chloe Moretz (Kick-ass: Quebrando Tudo) preciso dizer mais alguma coisa. Já é um personagem clássico.

ROTEIRO ORIGINAL

BIUTIFULCISNE NEGROA_Fita_BrancaA MENTIRAORIGEMtropadeelite2_3 

Biutiful, é um roteiro que se constitui dentro do câncer terminal de Barden, o submundo do tráfico e até elementos sobrenaturais. Ele pesa a mão na direção mas pelo menos não tentou imitar seu ex-parceiro Arriaga. Cisne Negro, ok é uma história bem simples, mas é uma fábula e condensa a história de O Lago dos Cisnes. A Fita Branca tem mais nas entrelinhas do que em sua história oficial, mas é difícil não entender a crítica de Haneke. A Mentira, subvertendo todos os clichês do gênero e dando uma comédia inteligente nos anos 2000. A Origem ou o sonho-dentro-do-dentro-do-sonho. Tropa de Elite 2, logo no começo a história do longa já crítica a reação da população para com o filme. Pra terminar a projeção chamando Brasília inteira de bandido nas entrelinhas precisa ter coragem.

ROTEIRO ADAPTADO

HOMENSKick-Ass_-_Quebrando_TudoNAO ME ABANDONE JAMAISREDE SOCIALSCOTT PILGRIMTOY  

Adaptado. Costuma-se se separar pois são trabalhos bem diferentes, aqui não basta ter uma história e sim converter uma arte original em outra: Homens que não amavam as mulheres, o romance de Stieg Larsson além de imenso tem um nível psicológico fortíssimo que a adaptação para o cinema conseguiu manter. Kick-ass alterou um pouco o Sarcasmo do Original de Mark millar e introduziu elementos e homenagem cinematográfica que ficaram muito bem na tela. Não me abandone Jamais, nada pior do que converter o realismo mágico japonês para o ocidente, mas ele consegue. A rede social, Sorkin consegue fazer o livro chatinho parecer mais interessante e dinâmico do que a história original é. Scott Piligrim, conseguiu um feito difícil: Ele é melhor que o original que tem umas 800 páginas de quadrinho. Toy Story 3 consegue levar a história dos dois primeiros filmes a dois níveis acima do normal.

Nenhum comentário: