sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Games: Dead Space 2

 

dead space 2 No meu post anterior sobre games estava eu, digamos, apontando que a série Silent Hill não me assustava mais ou pelo menos não da forma que os dois primeiros fizeram. Segundo os criadores realmente não há mais tantos sustos no jogo e sim dificuldade, mas eles prometem retomar o terror psicológico no próximo exemplar Downpour, que saíra em Março deste ano. Pelo trailer parece que será bem interessante, mas eu também não creio que terá o mesmo impacto. Tenho uma teoria que a geração dos gráficos poderosos está mais interessada no gore em si do que na sensação de que algo vai acontecer, algo te espreita, algo pode pular a  qual quer minuto no personagem que você quer que sobreviva… é algo mais dentro da linha evolutiva dos games, do que um falha mesmo. Não poderia estar mais errado, ou pelo menos parcialmente errado.

Agora vamos a segunda digressão. Estava eu em minha casa, aproveitando as férias e resolvi fazer aquilo que já estava em minha cabeça a algum tempo. Só estava relutante pois essa a linha de nerdice que não havia volta, eu já leio senhor dos anéis, defendo quadrinhos de super-heróis, sou fã de star wars e tenho bonequinhos em casa. Entretanto eu não tinha um videogame ou pelo menos não um dos atuais. Tentei só viver jogando no PC eventualmente, tentei me iludir com um console antigo “para matar a saudade” ou “para tirar o atraso”, mas não teve jeito no final acabei me dando de presente o PS3. E pessoal… por que eu demorei tanto? Eu já não tinha mais escapatória só com os tópicos citados.

E o primeiro jogo degustado e zerado (apesar de grande fui relativamente rápido) foi o título dessa postagem. E que jogo!!!! Faz tempo que eu não emergia tão completamente na história, tomava tantos sustos e babava nos gráficos desse jogo lançado no começo de 2011.

Uma das coisas mais estranhas de minha vida é que sempre soube dos melhores jogos, das histórias e revoluções gráficas, mas nunca joguei. Sério. Eu nunca peguei num Street Fighter ou Mortal Kombat na época da fita. Metal Gear Solid eu conheço os personagens mas também nunca nem vi jogar. E isso se aplica também a Dead Space, o primeiro que eu não joguei tem uma história fantástica: No futuro você é Isaac Clarke (Referência a Isaac Asimov e Arthur C. Clarke), um engenheiro especializado em reparos que se voluntaria a uma missão um tanto incomum, ir investigar a quebra de comunicações com a maior nave da frota a Ishimura, que subitamente cessou as comunicações com os outros. Você tem uma missão pessoal também, pois sua namorada é uma oficial da nave. Isaac vai sozinho a ela e encontra um navio fantasma, todos aparentemente desapareceram até que, ao melhor estilo Alien,  monstros começam a te atacar. A tripulação da Ishimura virou uma espécie híbrido alienígena morto-vivo e até a sua nave é atacada. Com o decorrer do jogo, descobre-se que a estação espacial no planeta abaixo fazia experiências para o governo com um artefato alienígena chamado Marker e liberou a infecção. Há outros personagens, amigos, traidores, um a nave pronta para explodir tudo e um homem infectado com demência, um estágio da doença em que se tem alucinações. Sem muitos spoilers, a grande sacada de Dead Space era que no meio do jogo NIcole (sua namorada) começa a ajuda-lo por meio do comunicador até a destruição do ser que estava espalhando a doença, entretanto ao final do jogo descobrimos que ela se matou antes mesmo de Isaac chegar na nave, ou seja ele também está com algum estágio de demência.

Dito isso chegamos a fronteira final de Dead Space 2. O inferno é mais embaixo.

3 anos após, você está num sanatório em vias de recuperar a consciência da realidade mas vendo sua mulher (NIcole) como um fantasma que te assombra. Até que no meio de uma sessão, amarrado numa camisa de força. a estação se transforma num e seus velhos conhecidos estão de novo tentando te matar.

dead-space2.3

Cabe a isaac se libertar e lutar para fugir da estação espacial, ao mesmo tempo que descobrir que as criaturas reapareceram pois nos últimos três anos a estação se empenhou em reconstruir com base na sua mente e infecção: o Marker. Há o chefe da estação louco para te matar, a Igreja Ufanista que cultua as aberrações e querem te usar para construir outros, algumas pessoas que você encontra pelo caminho e muito, mas muitas criaturas que nem H.P. Lovercraft de todos os tamanhos.

 

deadspace2demoheader

dead-space2.1 

O que essa série revolucionou nos jogos: A visão, que é sempre as costas de Isaac, ou seja é um meio termo entre a primeira e a terceira pessoa. Um tela limpa também, pois todas as informações estão no corpo de Isaac: A barrinha verde nas costas é a vida, a meia lua o stasis, (para deixar o inimigo mas lento) e a maneira de pensar o jogo contra zumbis, pois não adianta só atirar no corpo ou na cabeça (alias com alguns não faz efeito algum), deve fazer um desmembramento estratégico, decepando pernas, braços e qualquer parte móvel do corpo das criaturas. A transição de animações para o jogo é feita também de maneira perfeita e em especial no volume Isaac fala e interage mais com os outros personagens.

No segundo volume também há o uso de gravidade zero, missões em que é necessário pular de trens, no espaço, correr contra o tempo e derrotar um exército de criaturas do mal. Na verdade um dos grandes pontos de Dead Space é o design grotesco de seus monstros

DEDSPgenSCRN0726v16

DeadSpace2_ssscreenshot

E capacidade de aliar o mais puro gore e desespero de ser atacado por tantos monstros, com um terror psicológico de nada acontecer, elevado uma potência acima nesse exemplar pois Isaac constantemente tem visões a la F.E.A.R (outro nunca joguei, mas vi meu irmão jogar) com sua namorada, ou mesmo de lembranças da Ishimura.

ds2_reviewscreens_07_copy_540x304

Não sou da Ign,e muito menos expert, portanto minha nota pode parecer excessiva para alguns, mas eu realmente achei o jogo perfeito e um ótimo exemplar para estrear meu PS3, portanto esperem mais jogos aqui no Metempsicose.

NOTA: 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eis um vídeo que da uma boa noção do jogo, só que esse cara deve estar com alguma dica pois está com armas bem fortes nesse ponto do jogo:

Nenhum comentário: