domingo, 1 de janeiro de 2012

Melhores e piores do ano

 

Não é a brincadeira que eu fiz ano passado do Metempsicose de ouro, isso porque quase todos os filmes que concorrem a prêmios no começo do ano estão guardados para fevereiro/março. Quer ver só? Olhem o que estou esperando estrear: Homens que não Amavam as Mulheres, Invenção de Hugo Cabret, Cavalo de Guerra, Aventuras de Tintim, Carnage, Pina, A separação, O Artista, Albert Noobs, Toda a forma de Amor, Shame, Homem que Mudou o Jogo (péssimo título), Histórias Cruzadas (atrasado 7 meses), Os Descendentes e outros  que não lembro agora. Fato é que esse ano tudo estreou atrasado no Brasil e algumas coisas direto em Dvd, logo já adianto que em meio a tantos filmes ruins, a distribuição foi a pior coisa do ano.

Logo

MELHORES FILMES

arvore da vidacopiafielDrive-Poster1-574x814hanna harry-potter-deathly-hallows-part-2-poster-daniel-radcliffe-01incendiosmeia noite em parisnamorados para sempre pele que habitoRangosuper_8x-men_first_class_poster

Melhores filmes vistos no cinema.

Árvore da Vida (Terrence Mallick) ou você ama ou você odeia. Só não dá para ficar indiferente.

Cópia Fiel (Abbas Kiarostami) Alias, se vc achou o filme de Mallick difícil de entender, nem tente este. Começa dentro de uma normalidade e o seu roteiro genial leva você para um passeio pelos diferentes tipos de relacionamento, com os mesmos personagens e um final aberto.

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 (David Yates). O mais curto, redondo e bem lapidado filme. Encerrando uma série de oito filmes que incrivelmente não perdeu a qualidade com o passar do tempo, pelo contrário.

Incêndios (Denis Villeneuve) Um filme chocante, que você pode até descobrir a reviravolta em seu meio… mas ainda sim poderoso. Procurar a verdade sobre a origem da família pode ser desagradável.

Meia Noite em Paris (Woody Allen) Talvez as pessoas tenham razão, o filme não é nada revolucionário perto do que Woody já fez, mas que belo conto ele filmou. Entre no expresso da meio para a paris dos anos 20.

Namorados para sempre (Derek Cianfrance) – Um soco no estômago para os apaixonados, um filme terrível sobre a degradação do amor. E você~e pensando ao final que quem amava mais era ele. Triste e lindo.

Pele que Habito (Pedro Almodóvar) – Os cineastas se reencontraram esse ano, em outros gêneros. Se Woody voltou ao fantástico, Pedro voltou ao suspense com base no terror. A história é surreal e aterrorizante.

Rango (Gore Verbinski) – Um desenho não habitual, com poucas piadas, muita ação e os personagens digitais mais feios que eu já vi em tela. Peça única que funciona bem mais com os vaqueiros antigos da TNT.

Super 8 (J.J. Abrams) – Homenagem mais puxa-saco ao Spielberg e que funciona. Tem ecos de Goonies, Sessão da tarde e nostalgia as aventuras da década de 80. Tem também o melhor elenco infantil em muito tempo.

X-MEN: Primeira Classe (Matthew Vaughan) – Incrivelmente esse filme está mais perto do Batman de Nolan, do que das produções somente boas da Marvel. X-men é uma aula de roteiro também e tem ótimas atuações do elenco inteiro no melhor filme dos mutantes até então.

Melhores filmes vistos “Ilegalmente” – Para certas coisas não dá para esperar uma previsão-de-uma-data-de-lançamento-ainda-a-ser-aprovada, então recorremos a ilegalidade.

Drive (Nicholas Widding Refn) – Ação e poesia. Arte e pop. Produto do cinema contemporâneo. Drive tem cenas marcantes e uma estética própria em que cada movimento de câmera é essencial. Fantástico. Sem data oficial para sair no Brasil desde Cannes

Hannah (Joe Wright) – Outra ação estilizada, meio pesadelo, meio conto de fadas e uma atuação da pequena e poderosa Saoirse Ronan, que entra na história. Não é um filme de James Bond mas chega perto. Saiu direto em Dvd, depois de 1 ano de espera. :(

 

Melhor Diretor 2011 - Nicholas Widding Refn (Drive); Abbas Kiarostami (Cópia Fiel); Terrence Mallick (Árvore da  Vida)

Melhor Ator 2011 – Ryan Goslin (Drive/Namorados para Sempre), Michael Fassbender  (X-Men: Primeira Classe) e Antonio Bandeiras (Pele que Habito)

Melhor Atriz 2011 – Juliette Binoche (Cópia Fiel) , Kristen Dunst (Melancolia), Michele Williams (Namorados Para Sempre)

Melhor (?) Vilão – Tom Hiddleston como Loki (Thor) , Kevin Bacon como Sebastian Shaw (X-MEN: Primeira Classe), Albert Brooks como Bernie Rose (Drive)

Melhor História

contracorriente_poster01copiafielEm-Um-Mundo-Melhor-posterincendios meia noite em parismuppets-posterpele que habitox-men_first_class_poster

Contracorrente (Javier Fuentes-Leon) A homossexualidade vista pelas lentes do fantástico e do preconceito das classes mais baixas. Um belo filme.

Cópia Fiel (Abbas Kiarostami) Abbas é um diretor preciso, Juliette dá um show a parte mas alma são os diálogos que conduzem toda a história.

Em um mundo Melhor (Anders Thomas Jensen) Fábula de Violência nos dias de hoje, conta com guerra civil e crianças da classe média norueguesa na mesma trama.

Incêndios (Dennis Villeneuve; Wadji Mouawad) Duas linhas de tempo, um história chocante e uma reviravolta como cereja no bolo.

Meia Noite em Paris – (Woody Allen) A mágica de voltar no tempo e encontrar seus ídolos cria uma bela fábula do diretor nova iorquino.

Muppets (Jason Segel, Nicholas Stoler) Confessa homenagem aos anos 80,os bonecos de pano voltam em um roteiro simples mas inovador, com musicas e cheio de metalinguagem.

Pele que Habito (Pedro Almodóvar) O Terror-dark-sexual como só Almodóvar pode pensar e fazer.

X-MEN: Primeira Classe (Bryan Synger; Sheldon Turner) ou como desenvolver personagens de quadrinhos.

Superestimados 2011: 

 Melancholia-Poster um lugar qualquer kings-speech-poster-2-thumb-400x584-16815

Melancolia (Lars Von Trier) – Kristen Dunst á um show de atuação, é um sombrio e tem um começo tão belo como o de Anticristo, entretanto ele está cheio de personagens desinteressantes, uma história óbvia e a mão pesada de Von Trier. Não gostei, um monte de gene gostou, mas está longe de ser a maravilha da sétima arte como alguns querem empurrar.

Um lugar Qualquer (Sofia Coppola) – Parece que o filme foi feito para tirar um sorriso sutil, somente do pessoal que trabalha no ramo. Ok Sofia é do minimalismo, mas ficar fazendo Encontros e Desencontros para sempre não é uma coisa legal, é somente chato e bem óbvio. O pessoal adora ficar vendo na banalidade um crítica a arte em si, mas isso ela já fez no filme citado!!!!! Não é uma evolução, é mesma coisa com uma embalagem pior.

Discurso do Rei (Toby Haynes) – Tá entalado ate agora a quantidade absurda de prêmios ganhos por esse filme. O filme está todo nas costas do Colin Firth, que dá uma de suas melhores atuações e ponto. Não é tão engraçado como exaltam, não é tão histórico, não é uma direção extraordinária ou uma roteiro fantástico. É tudo arroz com feijão e um ator ótimo.

Subestimados 2011

carros2_posterhannacowboys_and_aliens_poster-535x791 

Carros 2 (John Lasseter) A pixar desde Toy Story é exaltada como a mais original e melhor estúdio de animação. O dia que isso caísse seria uma bomba, não pela qualidade do filme em si mas porque os críticos estão sedentos para metralhar alguma coisa de Pixar. Como Carros é somente uma aventura divertida, foi metralhado. Mas não é um traição, pelo contrário eles continuaram correndo riscos e fizeram um filme com uma quantidade considerável de violência, onde os personagens portam armas de verdade e uma homenagem aos filmes de James Bond. O pior da Pixar ainda é o melhor da Fox.

Hanna (Joe Wright) Menina assassina, ação de qualidade e ultra estilizado. O pessoal que viveu nos 90 com Tarantino iria adora. O filme alias, foi um pequeno sucesso lá fora. POR QUE DIABOS ISSO NÃO SAIU NO CINEMA? Não sei, mas vai ser redescoberto no DVD. Alice no país das maravilhas com espiões

Cowboys & Aliens ( John Favreau) acho que o pessoal queria mais ação. O John não é expert em cenas de ação, mas como sessão da tarde o filme é ótimo. Para os velhos fãs do spaghetti tb. Mas eu entendo a decepção, ele realmente não é extraordinário, mas é esperto.

Enfeite do ano. (categoria que visa enfocar as coisas que estão no filme somente como adorno, sem nenhuma utilidade)

January Jones como Rainha Branca (X-MEN : Primeira Classe), ela é uma das vilãs/heroínas mais fantásticas de X-MEN e aqui ficou como uma mera capanga de Sebastian. Interpretada no automática por uma ganhadora de vários Golden Globes. Vai entender.

Sean Penn (Árvore da vida) Tá o filme é ótimo também, mas ao ver Sean Penn no trailer imaginei que ele interpretar mais do que só ficar em toda a cena com uma cara de Pensador dolorido. Podia ser qualquer um, pra que desperdiçar o Sean Penn.

Rene Russo (Thor) Ah você também não viu ela, é porque ela parece em 2cenas e meia, assim como Wynona em Star Trek. Ela é a mãe de Thor… Próximo.

John Malkovitch (Transformers – O lado oculto da lua). Essa série é fantástica. Ela não tem roteiro, o diretor é patético, tem quase três horas de enrolação cada filme e cada filme que passa tem mais atores famosos no elenco. No último tem Frances McDormand num papel bobo, mas que tem a ver com  a historia do filme e John Malkovitch que está num momento vergonha alheia. Personagem que não tem nada a ver com a história em situações embaraçosas. Eu só quero ver os Robozões brigando!

Rosie Huntington-WHiteley (Transformers – O lado oculto da Lua). Mas essa sim é clássico enfeite. Modelo que nunca atuou, ela é introduzida com um close na bunda. É absurdamente bonita, não faz nada além de correr e gritar. Não levem a mal eu gosto da série, mas nada pode exemplificar melhor essa expressão do que ela.

Rosie_Huntington_Whiteley_Transformers promo image

Todo o Elenco de Sucker Punch – Mundo Surreal. Todas as atrizes e atores são talentosos, mas simplesmente não atuam! Também pudera, o roteiro de Zack Snyder é tão fraquinho. Ok, fazer homenagens aos universos da nerdice com um enfoque… onanista… é uma ideia legal! Mas queremos mais conteúdo.

Ruim mesmo!

amanhecerpadrebattle-los-angeles-postertodo-mundo-tem-problemas-sexuais-posterlaterna verde

Amanhecer - parte 1. Não adianta discutir. é um fenômeno. Mas em termos cinematográficos não aprendeu nada como Harry Potter, não sei se o material original ajuda… mas em 2012 acaba! Ah sim… eu fui arrastado para ver.

Padre. Esse eu conheço o original que é uma puta história. Foi respeitada? Não muito. Mas o trailer parecia legal, pela ação. Agora se você viu o trailer, você viu o filme (ODEIO ISSO!) Tem 87 minutos, quase nada de ação e história (batida e pior) demaaaaaisssss! Aí fica parecendo que Transformers faz certo.

Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles. Não é tão ruim, mas não chega a ser bom. é o típico filme para exaltar o ex[ercito americano… Próximo.

Todo o mundo tem problemas sexuais. Lógico sem um brasileiro não tem graça. Puxa, eu não vi um filme legal da nossa nação esse ano. em compensação essa pérola me caiu no colo. Nunca misture teatro com  cinema da maneira que domingos fez, é muito maçante e as cinco história não são nem perto do legal

& Menção Honrosa (?) Lanterna Verde, que eu não consegui assistir ainda mas pelo que vi….

Cenas do ano:

Arvore da Vida – Lacrymosa e o surgimento da nossa galáxia.

Drive – Cena do Martelo, ou cena muy macho

 

 

Incêndios – Cena do ônibus, ou a cena mais forte do ano. O conflito religioso e suas vítimas.

Planeta dos Macacos : A Origem – Cena do “não”, e todo mundo no cinema pulou.

Rango – O espírito do Oeste encontra Rango e o ensina como ele deve ser, alguém chuta com quem parece o espírito?

Meia noite em Paris – O personagem de Owen explicando a situação para surrealistas.

Melancolia – Prólogo. Eu não gostei do filme, mas é inegável que o prólogo é lindo.

Muppets – Homem ou Muppet? Música chave dentro da história, é também um momento de nostalgia lindo.

Super 8 – Trem descarrilhando enquanto as crianças gravam, infelizmente eu não consegui ela inteira, em boa qualidade, então olhem só começo.

Tio Boonmee – Recordando uma cena em que é um princesa e que tem contatos imediatos com um… peixe. Cena mais surreal do ano.

 

É isso, em fevereiro tem o Metempsicose do ano.

Abs,

Nenhum comentário: