sexta-feira, 11 de setembro de 2009

U2 - NO LINE ON THE HORIZON


Tirem as crianças da sala! Eu vou fazer uma critica musical, uma vez que meu editor de cd's em mais de dois anos produziu no máximo 3, sendo que a última foi há mais de 1 ano. Atrasado como sempre em relação as tendências musicais, que eu não escuto muito, mas sou um fã de U2/Bono Vox de carteirinha, e vamos logo entrar na polêmica: Desde de que anunciado No line on the horizon foi descrito como uma guinada na carreira musical do grupo/ inovador em todos os sentidos/ U2 se reinventando. Menos! O que eu tenho a impressão, é que a crítica musical quer que os grupos se reinventem toda a hora e o U2 não precisa se reinventar há muitos anos, o que não impede de tentar fazer algo diferente sempre. Inovador não é e também não é uma guinada, mas é diferente e é ótimo. Alias a impressão que o cd dá a aumentar a densidade do som, pois ele é mais pesado que os demais álbuns, foi estabelecer o rock, em uma época em que o rap e hip-hop dominam o mercado mundial, como o som dominante no álbum inteiro, todas as pequenas experimentações não tentam ganhar um público mais amplo dominado por outros estilos musicais e sim cimentar o som da velha guitarra em momentos mágicos. Não tem a proposta comercial de All that you can't leave behind ou How to dismantle, não é uma guinada como Acthung Baby, é um meio termo dos dois.
No line ont he horizon, música de abertura é poderosa na letra e na melodia, uma das melhores do álbum.
Magnificent – Soa com tradicional onde a voz de bom ganha as alturas com os agudos, a letra é um pouco fraca mas a melodia compensa
Moment of Surrender – A melhor música do álbum para mim. Pretenciosa até o fim, e maravilhosa em sua constituição.
Unknown Caller – Um tipo de continuaão do ooooh de No line. As quatro primeira fomram um tipo de unidade, mas eu não sei explicar.
I'll Go crazy if I don't Crazy Tonight – Vai ser o hit do cd. O clipe e muito bonitinho e a música é ótima
Get on the boots – foi a música usada para promover o disco, a mais estranha ao som e divertida ao mesmo que é sensual.
Stand-Up Comedy – A melhor letra, destilando Ironia. Esse sim é o único momento de pura inovação do grupo.
FEZ being born – Quase instrumental, ousada por virar repentinamente a melodia inicial. Não sai da cabeça.
White as Snow – A baladinha emocionante.
Breathe – Mais um momento classic
Cedars os Ledanon – A última música dos cd's do U2 normalmente é algo diferente, está bem ao estilo do grupo apesar do vocal ser discreto, a letra é ´tomiae termina com seguinte frase:
Choose your enemies carefully' cos they will define you
Make them interesting 'cos in some ways they will mind you
The're not there in the beginning but when your story ends
Gonna last with yyou longer than your friend.

Dark. E politizado. U2 sempre termina os cds belamente.

Nenhum comentário: