domingo, 11 de outubro de 2009

LOST SYMBOL, THE, Dan Brown


Só chegara aqui em dezembro contudo já temos uma crítica diretamente de Nova York! Não, na verdade eu li o livro importado, mas creio que um dia falarei diretamente de Nova York. Robert Langdom que violentamente usurpou o título de aventureiro dentro de sua profissão peculiar do Indy (um simbologista correndo atrás de assassinos é mais inverossímil que um arqueologista que enfrenta múmias) está de volta e mostra que há muitos símbolos escondidos perante nossos olhos mortais, muitas sociedades secretas por aí e para deixar o Vaticano e outras autoridades religiosas querendo decretar a fogueira à Dan Brown. Uhu!
Robert recebe um fax de um antigo amigo para fazer uma visita a Washington, para ministrar uma palestra. Como é meio em cima da hora e ele gosta do amigo ele vai sem questionar, mesmo que depois de suas desventuras em Roma e em Paris ele tenha se tornado imã de loucos querendo que ele desvende alguma coisas, prece que ele ainda não aprendeu a lição de como se precaver. Quando ele chega lá encontra somente a mão de seu amigo no meio da sala de reuniões, a Cia. Em seu pé e um lunático no telefone querendo que ele desvende o Antigo segredo Maçom. Tudo num fim de semana de trabalho? No! In one Night.
Com o livro, o tradicional alvo de Brown, a Igreja, parece meio de lado, pois dessa vez ele resolveu atacar uma antiga lenda americana, a sociedade secreta dos Maçons, na qual grandes membros dos fundadores do país participaram como George Washnigton, as paranóias de que há símbolos maçons nos dólares americanos é antiga. O assassino quer algo bem simples, que Langdon descubra a localização da grande pirâmide Maçom, uma grande pirâmide de ouro enterrada em algum lugar de Washington, em busca do Ancient Mysteries (não sei como vai traduzir isso), uma coisa que aparentemente transformar homens em deuses, ou vai matar Peter. Junte-se a isso ma irmão desesperada, uma história familiar conturbada, uma diretora muito chata e vários coadjuvantes que podem morrer a qualquer momento pois esse é o assassino mais insano que Dan Brown criou, imagine que ele é todo tatuado e se auto-castrou e você pode já ter uma ideia. Mas o pessoal do Vaticano não pode ficar feliz por muito tempo, a grande resolução ao enigma Maçom provavelmente vai fazer o Papa pular da cadeira.
O livro é bem escrito e logicamente não é uma obra da arte, mas diverte todos que querem várias reviravoltas. O livro já é um dos mais vendidos nos States, o que nos faz perguntar o por quê de tanto sucesso? A mistura é extremamente esquisita, personagem nerd com herói, livro de suspense que envolve teorias religiosas com ficção científica (sim amiguinhos, quem leu Anjos & Demônios sabe que alta tecnologia é uma obsessão em Dan Brown), isso porque este é o personagem mais interessante dele, seus outros livros que não fazem esta mistureba não são tão conhecidos. Isso talvez seja explicado por um viés iluminista que Brown pode ter resgatado da filosofia vinda em forma de diversão, que, alias, Sade utilizava muito bem: No meio da ação (literal e figurativamente), Sade interrompia para divagar sobre política, filosofia etc. Se Sade utilizava o sexo para perpetuar suas ideias, Brown utiliza o gênero policial. No fundo Anjos,Código e Lost Symbol defendem uma visão de mundo que refuta a tradição, dogmas e leis da Igreja, para defender uma existência de Deus, digamos mais pop, no Universo, no desconhecido ou na consciência coletiva de uma humanidade como um todo, e as pessoas gostam destas ideias.
Defendendo ou não, me parece claro que há uma visão de mundo única, e interessante é que não é uma visão ateia, mas com a mente bem aberta. Na parte técnica o melhor livro ainda para mim, é Anjos e demônios, a história mais bem construída, em dado momento ele viaja legal e quer que nós engulamos umas solução saídas diretamente de um H.G.Wells e isso estraga alguma verossimilhança procurada. Mas dependendo de seu ponto de vista religioso (ou na ausência dele) é um livro divertidíssimo de se ler.

2 comentários:

Matias Minduim disse...

Oh my Dog!

Você comparou Dan Brown com Sade!
Faz-me cócegas n`alma .. HAUhaUAHUahUAHua

Me empresta para eu ler?

bones disse...

vc gostou !!! estou chocada !! eu acabo lendo, vc sabe, só não fico tão intusiasmada como vc com uma estória de suspense; bjus