segunda-feira, 31 de agosto de 2009

IMITADOR DE VOZES, Thomas Bernhard



Para quem não o conhece ele é um dos maiores pessimistas após Samuel Becket, e quando falo em pessimismo estou colocando o bile como constituinte principal das histórias que ele narra. Thomas falecido desde 1989 tem sua obra redescoberta cada vez mais, talvez por se assimilar cada vez mais com o mundo cinza no qual nos vivemos. Se em um de seus romances ele faz um monólogo desconcertante que s[o tem dois parágrafos em 400 páginas. Aqui ele produziu um livro de contos de 160 páginas, tendo pouco mais de 100 contos. Você lê em uma sentada se for normal, eu no caso me canso muito amis lendo contos do que lendo romances então demorei quase uma semana, o que na minha singela opinião não constitui uma normalidade.
A caraterística principal dos contos e do próprio autor e não deixar nenhuma qualquer bondade para suas personagens, devemos ter uns 40 suicídios de maneiras usuais e até surpresas como um juiz que no meio do julgamento dispara seus miolos contra o cenário, temos algumas tragédias com um ônibus com estudantes que cai na ribanceira, discussões filosóficas que não resultam em nada e ainda fazem seus protagonistas cometerem suicídios em massa, e morte, e morte, e morte. Você vai ficar chocado nas primeiras página, depois você vai aceitar o jogo e talvez o fato de se achar isso natural seja o ponto extra-texto mais interessante, além do paralelismo que podemos ver deste pessimismo com a história do império Austríaco, mas não é intuito desta análise mostrar as correlações de Bernhard no meio político, mas sim salientar que a grande habilidade de ainda sim criar uma narrativa que ainda sim não perde seu leitor, em vários momentos você acha que está lendo a mesma história contada de maneira diferente (o que é o caso), mas há contos específicos como os que citei que ficam na memória não deixando o interesse pelo livro cair. Uma obra leve em tamanho complexo em densidade mas uma boa introdução a este autor que é fascinante.

Um comentário:

Matias Minduim disse...

"Se em um de seus romances ele faz um monólogo desconcertante que só tem dois parágrafos em 400 páginas." = Uma dos Romances mais fodas que eu já li = Extinção = Bernhard Rules!