terça-feira, 4 de agosto de 2009

TOP 5: CLINT EASTWOOD

Um tempinho nos livros. Aqui vou fazer o meu top do Clint, que para mim é melhor diretor americano da atualidade, concordem ou discordem ele é o Cara.

6 – Cowboys do Espaço – é um top meu. Um característica de Clint é nunca fazer um filme que se ligue diretamente com um gênero, o que deveria ser um filme de Ficção científica, que nas mãos de outra pessoa viraria um Armageddon ou algo do tipo se torna uma bem humorada comédia de ficção científica em que a terceira idade vai para o espaço consertar um satélite defeituoso que pode cair em nossos cocos. Alternando momentos de comédia, suspense e aventura, além de Clint o outro destaque é o impagável Tommy Lee Jones.
5 – Batalha de Iwo Jima – Não vou considerá-los separados, uma vez que a complexidade da história está em mostrar os dois lados. Flags of our fathers, com o título de Conquista da Honra, que não tem nada a ver, mas é melhor que Bandeiras de nossos pais que poderia ter um duplo sentido estúpido, é um filme de não-guerra. A parte americana do confronto não instiga o heroísmo e sim a barbárie primeiramente do campo de batalha, intercalando com a objetivo mercadológico da guerra de arrecadar fundos. Cartas a Iwo Jima, é a batalha por excelência, mas da parte dos derrotados. A guerra que não se encaixa no filme de guerra.
4 – Sobre Meninos e Lobos – Policial intenso sobre os crimes contra crianças e adolescentes. Ois meninos veem seu amigo ser sequestrado, ele sofre abuso sexual por policiais na década de 70, ele foge mas sua vida nunca mais será a mesma. 30 Anos depois eles se reencontram em caso similar, mas sem abuso sexual. Um teve a filha assassinada, o outro é um policial e o sobrevivente é um cara estranho que pode ser o suspeito número um. Como estudo sob a ótica da maldade é ótimo, como alegoria de um país pós 11/9 é sutil, mas sua cena final é retrato de tudo que há de vil na alma humana.
3 - Gran Torino – Último grande filme o mestre até o momento. Seria um filme de ação? Poderia até ser, pois Clint encarna o esteriótipo ao qual era associado antes de Bird, o cara durão que resolve tudo no tapa. Revisitando o gênero, ele simplesmente destrói ao demonstrar que Dirty Harry não pode existir no século XXI. Walter Kovacz, veterano de guerra, preconceituoso, cínico, ateu e odeia todo mundo! Sua vida muda, quando a mulher morre e ele percebe que a vizinhança está cheia de uma tribo muito parecida com coreanos, mas são refugiados vietnamitas. Há uma gangue que controla a região e tenta por meio da força converter o vizinho de Kovacz para o crime, o menino desperta uma curiosa simpatia por Kovacs que vai dar uma de Dirty e salvar o menino e sua irmã,mas ele vai ter que transpassar a força física para isso, n filnal mais sombrio e inesperado que você pode esperar. Fantástico.
2- Menina de Ouro – Quase chorei... mentira eu chorei e eu já sabia o final. Um filme de boxe que tem uma mudança repentina no final, que nos faz repensar a vida. Maggie um dia aparece na academia de boxe do personagem de Clint, ele não treina mulheres, mas logo vai fazer dela sua obra prima. Com um humor melancólico e ótimas interpretações, Maggie enfrenta batalhas poderosas, inclusive contra o moralismo. Não consigo esquecer a frase que sintetiza o filme “ No boxe você tem que ir para trás para se lançar a frente. No boxe tudo é ao contrário”
1 – Imperdoáveis – Era manjado, vide que eu já fiz uma matéria especial para o filme, mas vale salientar que a obra de faroeste mais importante da década de 90, talvez de 80 70 também, e atualmente devo dizer que também é. O Faroeste revisitado em sua glória e em sua dura realidade que destrói o mítico.
Um dos melhores filmes de todos os tempos.

Um comentário:

bones disse...

ficou bom o visual do blog. Gostei de ver que vc está atualizando a barra lateral tbm.
Eu gosto das Pontes de Madison.
Mas vc ignorou por completo, é claro.
quero ver o top Spielberg agora. rsrsrs