sábado, 19 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: Minhas Mães e Meu Pai

 

minhas-maes-e-meu-pai-poster Uma história ótima: Dois adolescentes resolvem descobrir quem é o pai biológico deles, eles só sabem que fora o mesmo doador para a concepção de cada um deles. Suas duas mães nada sabem disso, Anette Benning interpreta uma workaholic preocupada, Julianne Moore sua esposa meio hippie, e meio sem destino profissional na vida. A filha mais velha, está prestes a entrar na faculdade e foi concebida personagem de Julianne Moore, o filho de 15 anos está na idade da indecisão e foi concebido pela personagem de Benning. Os dois mexem no vespeiro e o homem que concebeu o esperma (Mark Ruffalo) entra na vida dessa família que vivia The American Dream, para virar tudo de ponta cabeça.

Com atuações magnificas de todo o elenco e uma direção segura, Minhas Mães e Meu Pai (The kids are alll right) foi uma sensação em Sundance e tem muitos fãs ao redor do globo, muito mais pela naturalidade com que se trata do tema, pois o cinema americano ainda tem certo receio em tratar o tema da homossexualidade. Quando trata tem um lado de ativismo que pode conspirar contra mas também cria filmes ótimos como Milk e Direito de Amar, partindo desse parâmetro mostrar uma família feliz no começo do filme e sem conflitos com a sociedade e uma coisa inédita, e um dos méritos do filme.

Contudo se começamos a história assim e Mark Ruffalo vem mexer com as bases da família, o roteiro se envereda por um lado que é imprevisível e deve ter surpreendido muita gente, contudo eu pessoalmente achei um tanto quanto forçado. A escolhas da personagem de Julianne Moore não são verossímeis para mim e aliado a minha ignorância sobre o assunto, perguntei para algumas amigas lésbicas e elas também acharam estranho o comportamento da personagem, apesar do roteiro ter um bom desenvolvimento para a história ao qual se propõem. Minha explicação em termos puramente estruturais, está no começo do filme em que Julianne solta a frase: “Bem… sexualidade é uma coisa complicada filho”

Verdade. A história do filme no todo mostra que a sexualidade é uma coisa complicada, e as vezes não há muita explicação para as escolhas que fazemos, entretanto minha única crítica é que o filme começa como uma comédia sobre uma família americana pouco usual e termina com essa proposta de uma maneira bem dramática. Ele acaba ficando no meio do caminho das duas propostas, sem que isso prejudique, mas não aproveitando todo o potencial da discussão. Entretanto ele define por drama logo-logo, pois eu não caracterizo esse filme como comédia de maneira alguma.

2 comentários:

bones disse...

a menina é filha da Annette e o menino filho da Julianne. Vc inverteu.

Rafael Menezes disse...

Inverti? Claro que não cabeção.
Na verdade os dois são filhos das duas (ponto!)
Lembra a cena em que elas pedem um abraço? Ele aponta a Julianne e fala "Ela não está aí pra isso?".

Veja o filme de novo.