quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 – Toy Story 3

 

TOY Nota: 10!

Estava eu, como todo ano, com meu caderninho para pegar as indicações pro Oscar assim que saíssem. É quase ritualístico, e como todo ritual merece uma provação que é escutar as abobrinhas do José Wilker enquanto esperamos a transmissão começar. E amigos não existe maneira de cronometrar as abobrinhas por segundo que escute durante a espera, e apesar de não me lembrar mais de nada uma ficou gravada em minha cabeça:

- O Quentin fez uma piada engraçada. Que quem sabe se o próprio Toy Story consiga uma vaga entre os dez filmes.

Bem… Não era uma piada não havia dúvidas em minha cabeça (assim como qualquer um que acompanha isso seriamente) que Toy Story 3 iria entrar, assim como Discurso do rei, Cisne Negro e A rede Social. Não é necessário ser um grande conhecedor para se emocionar e admirar uma as poucas segunda continuação que é realmente relevante em termos artísticos. Alias, dentre todos o melhor filme é Toy Story.

Quando o primeiro Toy Story surgiu mostrou o diferencial de um desenho em 3-D e o diferencial de uma boa história contada por quem entende e não só pirotecnia. Clássico instantâneo! Quando o Segundo foi lançado quase 5 anos depois, aquele história básica e redonda do primeiro era ampliada e colocava novos temas complexos sem perder seu  público ainda infantil. Depois de 11 anos, novas crianças e aquelas que viram os dois primeiros filmes, como eu, já grandes viram no horizonte um terceiro filme. Logicamente toda a nostalgia iria levar as pessoas ao cinema e seria um sucesso imediato.

A Pixar é fdp. A Pixar é genial. A história que gira em torno de um Andy agora envolvido com ir para a faculdade, e os brinquedos na indecisão de ir pro sótão ou pra creche, e um Woody relutante em ver Andy como um adulto já daria um filme pra Freud. As desventuras na creche entretém a todas as platéias, mas sua resolução na última meia hora É PERFEITA.

Tá ficando clichê falar, mas um monte de gente no cinema chorou,. E se em Wall-e o amor entre robôs trazia os sentimentos fortes à tona, e o abrir de Up já com a proximidade da morte já nos baqueava, em Toy Story 3 toda aquela aventura nostálgica que nos envolveu até o momento traz a tona um sentimento pelo qual todos passam. Sem fórmulas fáceis a Pixar criou uma trilogia perfeita, sem pensar, a princípio, em fazer uma. Genial.

Nenhum comentário: