domingo, 13 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: Origem, A

 

ORIGEM Christopher Nolan é um dos diretores mais talentosos do Século XXI, ele trouxe alguns neurônios de inteligência a mais as grandes produções e tem uma fluência de câmera ótima, criando grandes cenas. Então foi com alguma decepção que novamente não fora reconhecido com uma indicação à diretor. Alias, creio que se o Oscar funcionasse no sistema antigo provavelmente não veríamos este filme entre os indicados. Existe um certo preconceito com certos gêneros e Ficção científica encabeça a lista. Clássicos indubitáveis nunca foram indicados como 2001 e Matrix, e aquilo que foi nunca ganhou como Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Laranja Mecânica. Portanto por mais que você tenha achado o filme genial, não aposte suas fichas nele.

Em minha opinião apesar do filme ser ótimo, não creio que se equipare aos clássicos de Kubrick, Spielberg, Tarkovsky entre outros, contudo sua construção caleidoscópica é fascinante. Entretanto eu não entendo porque na época de seu lançamento as pessoas saiam do cinema e não entendiam o que tinha acontecido, alias, não é um filme de difícil compreensão, você só tem que entender as regras do jogo quando são explicadas. Se as pessoas estavam se amassando no começo do filme realmente fica difícil entender o que está acontecendo.:)

A Origem é um daqueles que te o tamanho certo nem um minuto a mais, nenhum a menos. É um filme que exige que se mergulhe na história e ainda tem um final aberto a interpretações. A história é simples, em futuro próximo uma máquina permite que as pessoas tenham sonhos compartilhados, mas é ilegal. Leonardo DiCaprio é um ladrão de ideias muito talentosos, que e contratado para fazer algo dito impossível, ao invés de roubar uma ideia ele precisa inserir (Inception) uma ideia em um magnata. Ele monta sua equipe e parte para a missão e aí que as coisas começam a dar errado e a estrutura sonho-dentro-do-sonho-dentro-do-sonho… Torna a coisa mais fascinante.

Leonardo que se torna cada vez mais especialista em personagens atormentados, Marion Cotilard é um belo close mas limitada em seu papel de “Sombra”, Ellen Page e Joseph Gordon Levitt estão muito bem, mas é Tom Hardy que rouba algumas cenas com seu personagem subversivo. A Origem é um ótimo filme FC, melhor ainda como filme de Ação e seu roteiro pode ser premiado merecidamente, no mais só prêmios técnicos porque além de uma história original a complexidade do filme é visual.

Nenhum comentário: